ENTRAR
PNLD
Educação Infantil
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Anos Finais do Ensino Fundamental
Ensino Médio
EJA
Materiais educacionais
Monte sua Prova
E-books
Videoteca
Blog
Outros
Parcerias
Quem Somos
Contato
MENU
ANOS INICIAIS
ANOS FINAIS
ENSINO MÉDIO
EJA
ENTRAR

Evasão escolar no Ensino Médio: causas, consequências e possíveis soluções

20 de outubro de 2020,
E-docente
Educação

Uma das maiores preocupações de quem trabalha com estudantes do Ensino Médio é a questão da evasão escolar. Muito antes do aparecimento do COVID19 e da necessidade de isolamento social e da quarentena, os dados já apontavam para índices graves demais para serem ignorados.

O número de matrículas no Ensino Médio impressiona: segundo o Censo Escolar da Educação Básica, são mais de 7 milhões e 700 mil matriculados.

Infelizmente, o número de jovens que conclui essa etapa é espantosamente menor. Cerca de 4 em cada 10 adolescentes até 19 anos não terminam o Ensino Médio, e os motivos da evasão escolar são variados.

Causas da evasão escolar 

Entre as principais razões apontadas pelos alunos estão a inserção no mercado de trabalho, a falta de interesse em estudar, a dificuldade de acesso à escola e até mesmo gravidez na adolescência. Veja esse quadro do PNAD 2019.

Segundo essa pesquisa, vemos que 50% dos jovens do sexo masculino apontam como a principal causa do abandono escolar a necessidade de trabalhar, enquanto, para as meninas, o fator mais relevante é o desinteresse pelos estudos.

Pode-se perguntar: se a pobreza, a violência e a dificuldade de acesso à escola não surgem no Ensino Médio, por que então essa faixa se torna tão vulnerável?

Um dado que pode nos dar uma pista nesse sentido é o fato de o 1º ano do Ensino Médio ter altos índices de reprovação e repetência, culminando no maior desinteresse ou mesmo na percepção de que a saída para o mercado de trabalho possa ser mais vantajosa para o estudante.

É preciso considerar ainda os jovens ‘nem-nem’, que nem estão estudando, nem estão trabalhando. Segundo Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), embora a escolaridade das mulheres seja, em média, maior que a dos homens, o público feminino dos ‘nem-nem’ é mais afetado porque as meninas saem do colégio para casamentos precoces e para serem mães.

Além disso, essas jovens geralmente não retornam à escola, pois sentem vergonha ou não conseguem o apoio necessário da família.

Economia como fator de evasão

Some-se a esses fatores tão complexos a atual conjuntura que vivemos, onde muitos estados permanecem com as aulas presenciais canceladas em função da pandemia do coronavírus, então o cenário se agrava ainda mais.

É fato que as diversas modalidades de ensino ofertadas aos alunos durante a quarentena nem sempre atingem todas as camadas da população, o que gera incertezas quanto ao futuro.

Entre aqueles alunos que não se viram aptos a continuar estudando durante a quarentena, quantos efetivamente acabarão por não retomar os estudos quando as aulas presenciais retornarem? Essa é uma informação que só o tempo pode trazer.

Acesse já o material para download: A implementação do ensino médio: desafios e complexidade.

O impacto da evasão escolar no mercado de trabalho

Assim, diante de todos esses dados que apontam motivos para a evasão escolar e a possibilidade de incremento nesses índices, chega a hora de refletirmos sobre as consequências da evasão escolar.

A primeira questão incide na empregabilidade desses alunos. De acordo com a PNAD Contínua, do IBGE, quase 20% dos jovens que não concluem o Ensino Médio se encontram desempregados no 1º trimestre de 2020.

Outro dado que aponta a urgência de trabalharmos contra a evasão dos alunos é que mais da metade dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas não frequentava a escola antes de entrar no sistema, segundo pesquisa da CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre o perfil dos jovens infratores.

O gráfico a seguir demonstra, entretanto, que o problema surge anteriormente ao Ensino Médio, em grande parte dos casos.

É fácil chegar nesse ponto e se perguntar: e agora? O que é possível fazer para impactar essa realidade? Como sair desse ciclo de pobreza e violência, rompendo com o histórico de insucesso e evasão escolar?

Ações para evitar o abandono escolar

São duas as frentes em que vamos direcionar nossos esforços: o acesso e a manutenção do jovem na escola.

Em relação ao acesso, são necessárias políticas públicas que garantam a:

  1. quantidade de vagas demandadas,
  2. o transporte público de qualidade
  3. e a segurança para que esse jovem transite até a escola e depois retorne à sua casa.

Nas áreas rurais ou ribeirinhas, é preciso buscar soluções regionais que atendam a tais necessidades específicas, com soluções criativas ou mesmo tecnológicas.

Em relação à manutenção do jovem na escola, um dos caminhos importantes é a busca ativa por esses estudantes. Através de métricas e documentação da trajetória do estudante, é possível antecipar os próximos passos e agir sobre isso.

O jovem e a família que se veem amparados e percebem real interesse em ajudá-los empaticamente podem reconsiderar certas decisões a respeito da escola, recuperando o tempo perdido.

Outro fator determinante é o vínculo do adolescente com a escola e até mesmo com os professores. Isso significa que, para manter um elo forte com a instituição, o jovem deve se sentir parte integrante da comunidade escolar. Além disso, deve enxergar na escola um espaço seguro, onde suas dores são respeitadas e onde ele tem uma voz que merece ser ouvida.

A escola precisa entregar o protagonismo a esse jovem, para que permanecer ali faça sentido para ele.

Além disso, aspectos mais concretos também afastam o jovem da escola: se a estrutura física não comporta o número de alunos da sala de aula, ou se nela não há ventiladores ou sequer janelas, é muito provável que outros espaços se mostrem mais interessantes – e até mesmo menos insalubres – para os alunos em questão.

Conclusão

Por fim, não podemos esquecer o fator curricular. Se o Ensino Médio se coloca tão apartado da realidade que não dialoga com o mercado de trabalho, tampouco colabora com a empregabilidade do jovem, naturalmente suas necessidades estão sendo negligenciadas.

Nesse sentido, escolas em tempo integral, cursos técnicos e a própria implementação do Novo Ensino Médio, com vistas a atender esse jovem de maneira mais efetiva, são propostas que visam amenizar o quadro da evasão escolar e apostar em ações que façam a diferença no dia a dia desses adolescentes.

Impossível ignorar, como consequência de todo esse processo, a importância da contratação de professores para dar atenção mais personalizada aos estudantes, bem como alterações na própria formação dos profissionais de educação.

Para que estejam mais aptos a lidar não apenas com as TICs, mas também com todas essas demandas impostas por um currículo mais flexível e moderno, como os projetos integradores e os itinerários formativos.

O desafio é grande

É inegável. Estamos diante de um imenso desafio, mas todos nós que trabalhamos na sala de aula não podemos nos esquivar daquela inspiradora instrução das Diretrizes Curriculares Nacionais: urge que patrocinemos “um sonho de futuro para todos os estudantes do Ensino Médio”.

Sonhemos também com um futuro onde a evasão escolar não afete tanto nossa sociedade. Sejamos assertivos em combatê-la!

Para conhecer algumas histórias de evasão e sensibilizar a equipe pedagógica da sua unidade escolar, fomentando essa discussão, recomendo assistir ao programa “Profissão Repórter” de 23/05/2018.

Link: https://globoplay.globo.com/v/6757830/

OBS: Temos um link mais fácil no YouTube, sem necessidade de cadastro:

https://www.youtube.com/watch?v=jmSoQ1SngwY&t=10s

Leia também: Gestão escolar e pandemia – novos e antigos desafios e possibilidades.

PNLD 2021: Confira as obras aprovadas para o Ensino Médio e faça o download dos materiais!

Karina Bojczuk

Formada em Letras pela USP, Karina é especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC e entusiasta das neurociências aplicadas à Educação e do Futuro do Trabalho.

REFERÊNCIAS

IBGE: PNAD – Educação, 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf>. Acesso em: 06 out. 2020.

 IPEA: Carta de Conjuntura; número 46, 1º trimestre de 2020. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/200312_cc_46_mercado_de_trabalho.pdf>. Acesso em 06 out. 2020.

Relatório do Programa Justiça ao Jovem, 2012. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2012/07/panorama_nacional_justica_ao_jovem.pdf>. Acesso em 06 out. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 4 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 10. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&Itemid=30192>. Acesso em: 06 out. 2020.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Teste Novo agendamento de POST
13 de fevereiro de 2025

Teste Novo agendamento de POST

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text...
Teste Bia 3
14 de novembro de 2024

Teste Bia 3

Teste Bia 2
14 de novembro de 2024

Teste Bia 2

Teste agendamento Bia
14 de novembro de 2024

Teste agendamento Bia

Teste de agendamento Emerson
12 de novembro de 2024

Teste de agendamento Emerson

TEXTO DA MATERIA TANANAAAAM
Quem Somos
PNLD
Educação Infantil
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Anos Finais do Ensino Fundamental
Ensino Médio
EJA
Monte sua Prova
Downloads
E-books
Videoteca
Parcerias
Contato
Blog
2020 All Rights Reserved
Política de Privacidade
Nossas redes sociais: