Dia das Crianças com alegria, aprendizado e diversão
Já parou para pensar por que as pessoas gostam tanto de Carnaval? Dentro de uma variada gama de fatores, um deles, certamente, relaciona-se a palavras como liberdade e fantasia. Significa, durante alguns dias do ano, poder ser e/ou brincar de ser quem quiser.
É desgarrar-se das amarras das razões, responsabilidades e sensos do cotidiano para deixar apenas a imaginação comandar o corpo.
No mundo racional e habitual, além do Carnaval, há uma oportunidade, bem mais duradoura, de se vivenciar este estado: durante a infância. Ser criança é viver um eterno, enquanto duradouro, Carnaval. Por isso, aproveitar a ludicidade de forma intensa e constante está, literalmente, na Lei.
O artigo 16º, inciso III, do Estatuto da Criança e do Adolescente, especifica que brincar e se divertir são direitos fundamentais de crianças e adolescentes. O item trata mais especificamente do direito à liberdade e o texto prevê que o mencionado direito abrange os conceitos de brincar, de se divertir e de praticar esportes.
Dia das Crianças na escola
E mesmo com a rotina da criança sendo o mais próximo da fantasia que um adulto pode imaginar, ainda assim, principalmente com o decorrer dos anos, há obrigações escolares e tarefas (ainda que mais simbólicas nos primeiros anos).
Por isso, um dia especial dedicado a elas pode fazer, sim, toda a diferença e manter acesa a ludicidade tão necessária à vida dos pequenos.
No ambiente escolar, para além de qualquer tipo de atividade, o essencial é que todos celebrem junto aos estudantes, visando à construção da sua própria identidade, bem como de ser pertencente a uma coletividade.
Sugestão de atividades
A participação das crianças, no seu dia, em qualquer iniciativa da escola deve poder contar com a participação delas. Desde o instante da preparação para o grande dia. Que tal deixar que os estudantes cuidem da decoração das salas, corredores e áreas comuns?
Para além disso, muitas outras atividades são possíveis. Mas atenção, família, responsáveis e professores: ao menos nesta data, esqueça um pouco o medo e o desconforto com a bagunça e a sujeira.
Boa parte das brincadeiras mais divertidas para os pequenos promovem tudo isso e nada melhor do que proporcionar o que eles gostam no dia que é só deles.
Vamos conferir algumas sugestões?
Trabalhos manuais
Um exemplo de como conciliar diversão e aprendizado. Além de prazerosas para as crianças, oficinas variadas auxiliam no desenvolvimento do senso artístico, da coordenação motora e são estimulantes para a convivência em grupo.
Os materiais para o desenvolvimento dessa atividade podem ser os mais diversos. Do contemporâneo slime aos tradicionais e imortais pintura e massinha de modelar, desenho, argila ou mesmo criação/recuperação de brinquedos de materiais reciclados.
Cinema em sala
Pipoca, meia luz e filme na telinha. Qual criança não gosta de uma diversão em conjunto? Com título adequado a cada faixa etária, é possível proporcionar alegria, distração e ainda alguns ensinamentos, a depender da película escolhida.
Gincanas
Corrida de saco, ovo na colher, corrida, caça ao tesouro… são várias as atividades que podem fazer parte de uma gincana esportiva.
Desde que com prêmios simbólicos e mais estímulo para a diversão do que para a disputa, em si, este tipo de competição promove congregação e mais sociabilização entre os estudantes.
Outra forma de promover gincanas é fazer com que o evento seja solidário, com meta de arrecadação e doação de brinquedos.
Uma outra etapa no processo de ensino e aprendizado que abrange, também, a conscientização social. Uma sugestão é premiar com passeios ou atividades a turma que conseguir o maior quantitativo de doações.
Com a mão na massa
Com receitas fáceis e seguras, longe de facas e de fogo (principalmente para os menores), as crianças podem fazer um bom lanche enquanto brincam.
De recheio de minipizzas a sanduíches a brigadeiros ou cupcakes, é mais um estímulo à integração, coordenação motora, além de conceitos de utilização do tempo e responsabilidade.
Piquenique
E se depois de cozinharem juntos, os estudantes ainda forem aproveitar as delícias em um piquenique? Caso não possam cozinhar, basta que cada um leve os pratos que mais gostarem, estenda uma toalha na área de lazer da escola, parque ou praça acompanhados dos professores, e pronto!
Temos uma rica, saudável e alegre comemoração. Importante lembrar: não só de comidinhas e bebidinhas vivem os pequenos. Toalhas, tapetes, guardanapos e talheres precisam estar nas listas.
Bolinhas de sabão
Sabe um piso escorregadio de tanto sabão? Significa uma coisa: que a brincadeira foi ou está sendo boa. Chama as crianças, deixa um ambiente seguro e deixa elas se divertirem ao fazer mil bolhinhas de sabão enquanto aproveitam outras brincadeiras.
Arte com tampinhas
Tampinhas de bebidas podem ser muito além do que itens recicláveis ou material para composição de roupas alternativas. É possível criar brinquedos ou ressignificar sua função. Basta pensar em conjunto, pesquisar e exercer a própria criatividade.
Passeios
Caso a escola tenha o consentimento dos pais ou responsáveis, pode investir em passeios com as crianças na comemoração do seu dia.
Museus, cinema, praças e parques, além de espaços próprios para elas como casas de festa ou mesmo shows infantis podem também ser uma opção considerável para a diversão dos pequenos.
Além, claro, de estimular a socialização e permitir maior aprendizado sobre temáticas como história, geografia, biologia ou ciências.
O Dia das Crianças no Brasil
No ano de 1923, a então capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança na semana do dia 12 de outubro. Foi a inspiração para o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa.
No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para a comemoração, embora sem muitos desdobramentos posteriores.
Somente em 1955, entretanto, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro”.
Dia das Crianças no mundo
Em outros países, a comemoração pelo Dia das Crianças acontece em datas diferentes da do Brasil. Na Índia, por exemplo, os festejos acontecem no dia 15 de novembro. Já em Portugal, no dia 1° de junho. Na China e no Japão, a festa acontece no dia 5 de maio.