Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:
Transtornos mentais comuns na escola: precisamos olhar para isso
Os transtornos mentais comuns estão em questão porque as pessoas estão adoecidas emocionalmente, seja esse adoecimento leve ou grave, passageiro ou como sintoma de uma doença crônica, há aos ...
Continue lendoComo abordar a tristeza nas escolas no Setembro Amarelo?
Vamos iniciar este texto com uma importante reflexão sobre tristeza nas escolas. Algumas das mais belas obras-primas de diversas manifestações artísticas flertam intimamente com a tristeza. E, seja na ...
Continue lendoSetembro Amarelo de Atenção, Cuidado, Alerta!
Por que o “Setembro Amarelo”? Cores podem ter variados significados, de acordo com características ou propriedades atribuídas a elas. Das tradições e misticismos de fim de ano à ciência ...
Continue lendoRegionalismo em Jogos e Brincadeiras: encontro de múltiplas culturas
No conjunto das práticas corporais que, como produções humanas dotadas de significação interindividual e coletiva, integram a Cultura Corporal de Movimento, os jogos e brincadeiras concentram a relevância da ...
Continue lendoPNLD 2023, Objeto 1: como será o processo de escolha dos livros?
A escolha dos livros didáticos do PNLD 2023, Objeto 1, já está em curso. E, para esse objeto em específico, a novidade é a realização da escolha do material ...
Continue lendoProdução escrita em avaliação: concepções e estratégias avaliativas
A produção escrita no âmbito da reflexão dentro na escola, diversas perguntas logo vêm à tona. Que textos são produzidos no espaço escolar? Eles respondem a quais situações de ...
Continue lendoEscolhas linguísticas e produção de sentidos: reflexões a serviço da leitura
Quando falamos ou escrevemos, nossas escolhas linguísticas são determinadas pelo contexto de produção, ou seja, pelo gênero a ser produzido, pelo nosso interlocutor, pelo suporte onde esse texto irá ...
Continue lendoIndependência do Brasil: como desenvolver práticas educativas?
O período em que se aproxima o marco histórico dos 200 anos da Independência do Brasil é marcado por duas vertentes de reflexão. Uma em que temos um país ...
Continue lendoInclusão escolar e saúde mental no processo de aprendizagem
Quando pensamos em inclusão escolar, logo vem a nossa mente: estudantes com algum tipo de deficiência ou com autismo. De fato, historicamente, a inclusão escolar sempre foi atrelada a ...
Continue lendoQual o papel de uma sequência didática nas aulas de Língua Portuguesa?
Desde a década de 90, com o advento dos estudos acerca da organização pedagógica para o trabalho com os gêneros textuais/discursivos, a expressão “sequência didática” está frequentemente em uso ...
Continue lendo