18 dicas para o ensino da Matemática

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
Autor da coleção Teláris Matemática, aprovada no PNLD 2020, Luiz Roberto Dante dá algumas dicas para tornar o ensino da Matemática mais significativo para os estudantes. O Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de autor de vários materiais didáticos para o Ensino Básico, atuou durante anos como professor da rede pública brasileira.
Dicas para um ensino da Matemática mais significativo
- Trabalhar as ideias e os conceitos matemáticos intuitivamente, antes da simbologia, antes da linguagem matemática.
- Criar oportunidades para o aluno aprender por compreensão e não por mecanização, apresentando a ele os porquês.
- Estimular o aluno a pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias e ter iniciativa e autonomia de pensamento.
- Substituir nas aulas a frase “É assim que se faz” por outra, como “Pense um pouco sobre isso”.
- Trabalhar os conceitos e os procedimentos matemáticos via resolução de problemas que envolvam o aluno de modo significativo.
- Aproveitar a experiência acumulada pelo aluno, partindo dos seus conhecimentos prévios e produzindo aprendizagem significativa.
- Estimular o aluno a fazer estimativas, cálculo mental e arredondamentos, obtendo resultados aproximados.
- Fazer conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento: interdisciplinaridade.
- Considerar mais o processo do que o produto final, mais as estratégias utilizadas do que resultados prontos e acabados.
- Encarar a aprendizagem da Matemática como um processo ativo e não passivo.
- Utilizar a História da Matemática como um importante recurso didático.
- Os jogos e as brincadeiras também podem ser importantes recursos didáticos.
- Utilizar a calculadora e o computador adequadamente, sabendo quando e como fazê-lo.
- Enfatizar igualmente as Unidades temáticas da Matemática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Trabalhá-las de forma integrada.
- Equilibrar conceituação, habilidade de cálculo e aplicações.
- Sempre que possível, desencadear novos conteúdos via situações-problema contextualizadas.
- Desenvolver as competências: representação e comunicação; investigação e compreensão; percepção sociocultural e histórica da Matemática.
- Desenvolver no aluno uma atitude positiva em relação à Matemática.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Veja mais
13 de fevereiro de 2025
Teste Novo agendamento de POST
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text...
14 de novembro de 2024
Teste Bia 3
14 de novembro de 2024
Teste Bia 2
14 de novembro de 2024
Teste agendamento Bia
12 de novembro de 2024
Teste de agendamento Emerson
TEXTO DA MATERIA TANANAAAAM