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A importância do livro didático na prática pedagógica

24 de setembro de 2019,
E-docente
Escola

O livro didático ainda é o recurso mais utilizado pelos professores da educação básica, embora não seja o único. O acesso ao livro didático é um direito do aluno da educação básica no Brasil, garantido por diversos dispositivos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e vários outros decretos, portarias e resoluções do Ministério da Educação (MEC).  

Só em 2019 foram distribuídos mais de 126 milhões de livros didáticos que beneficiaram mais de 35 milhões de alunos em todo o país, segundo dados do Fundeb. Isso se deve, principalmente, devido às políticas de distribuição gratuita para escolas públicas conquistadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985. 

Devido a sua presença em praticamente todas as escolas públicas brasileiras, o livro didático ainda é a principal ferramenta utilizada no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre a importância do livro didático na prática pedagógica e como fazer dele um aliado no dia a dia da sala de aula. 

 

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Livro didático e a sua importância na prática pedagógica 

Mais do que uma simples ferramenta, o livro didático é um importante parceiro do professor na hora de ensinar e do aluno na hora de aprender.  

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) também destacam a importância do livro didático: 

O livro didático é um material de forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento.

Acesso a recursos pedagógicos 

Grande parte dos alunos da educação básica brasileira encontram no livro didático o único acesso ao conhecimento. De acordo com dados do Censo Escolar 2017, mais de 80% dos professores da rede pública ainda utilizam esse recurso em sala pelo menos uma vez por semana. 

Segundo Marcelo D’Aquino Rosa, doutor em Ensino de Ciências e Matemáticas pela Unicamp: 

O livro didático pode ter erros conceituais, pode ter abordagens metodológicas não muito boas para trabalhar alguns assuntos, mas tem que se pensar na realidade brasileira de diferenças e pouco acesso a outros recursos, por isso ele ainda é um mal necessário.

Como o livro didático ainda é o único recurso para muitos professores e alunos, ele precisa ter um bom trabalho para que se possa aproveitar ao máximo seus benefícios.  

Formação de professores 

O livro didático ainda é elemento formador do professor. Para professores sem formação em licenciatura ou sem muita experiência, o livro acaba servindo como principal guia no seu plano de aula, pois dá mais segurança e define um caminho lógico na jornada que pretende trilhar com seus alunos. 

Ajuda na prática pedagógica diária 

A importância do livro didático nas práticas pedagógicas também se dá porque ele ajuda no planejamento de aulas pelos professores. Os professores, no geral, utilizam o livro didático principalmente para: 

  • a preparação de suas aulas, 
  • o planejamento anual e;
  • preparar provas e avaliações. 

Geralmente, o Manual do Professor da coleção de livros escolhidos traz as bases teóricas e as concepções de ensino que inspiraram seu desenvolvimento e sugestões e orientações didáticas que o professor pode implantar em sala de aula. O desafio, portanto, é saber como utilizá-lo de forma estratégica durante as aulas. 

Acesse já o material para download: Caderno Pedagógico 2019.

Como usar o livro didático na sala de aula 

Não se usa o livro didático de qualquer forma. É importante que o professor planeje sua utilização, para que ele não engesse seu plano de aula ou retire sua autonomia enquanto educador, mas que sirva de ferramenta para suportar suas práticas pedagógicas. 

Adapte o livro ao discurso e à realidade local de cada escola 

As editoras não elaboram os livros didáticos para dar conta da variedade de discursos e até mesmo do currículo presente nas escolas brasileiras, ainda mais pelo tamanho geográfico do país, sua diversidade cultural e diferenças sociais. 

Portanto, é importante que, mesmo após selecionar os livros que serão utilizados na escola, os professores façam a adaptação dos conteúdos e os conceitos presentes no material para a realidade escolar e a filosofia que utiliza no seu processo de ensino. 

Adeque o livro à realidade de cada turma 

O professor não deve utilizar o livro didático da mesma forma em todas as turmas em que atua. Sua tarefa é compreender as necessidades de cada uma e adaptar seu uso. Enquanto algumas turmas precisam de mais leituras dos conteúdos do livro, outras podem usá-lo mais para fazer exercícios.  

Como o professor possui contato direto com cada turma e cada aluno, ele está mais apto a identificar essas necessidades e atuar conforme elas. Se for preciso, é interessante recorrer à coordenação pedagógica da escola, para ela possa dar suporte a esse processo de adaptação, ou mesmo a outros professores da mesma turma. 

Amolde o livro para cada aula 

Mesmo que cada escola e turma exija usos diferenciados de cada livro, cada aula também apresentará necessidades de uso diferente de cada livro em cada disciplina.

É necessário, portanto, adaptar o uso do livro dentro do plano de aula do dia, mesmo que seja necessário pular alguns exercícios, inverter a ordem dos conteúdos etc. O professor é o responsável por determinar como o livro será utilizado na sua aula e não o contrário. 

Se a aula exige melhor compreensão de conceitos, a utilização do livro didático deve ser planejada para este fim: o professor pode promover leituras coletivas, rodas de conversa com base nas leituras dos conceitos, utilizar as imagens e recursos gráficos presentes no livro para ilustrar o conceito etc. 

Incentive o uso fora de sala de aula 

Como alguns alunos só têm o livro como material didático, é importante que o professor preveja atividades extraclasse em que os estudantes utilizem o livro didático e o percebam como extensão da escola e de seu processo de aprendizagem. 

Nesse caso, o professor pode selecionar partes dos conteúdos do livro que considere complementar ao principal tema da aula para que os alunos estudem fora de sala e preparem algum trabalho para entregar na aula seguinte ou apresentar para o restante da turma.  

Entenda o que é livro didático 

O livro didático são livros utilizados nas matérias da escola e que servem para dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem.

Segundo os belgos Gérard e Roegiers, o livro didático é “um instrumento impresso, intencionalmente estruturado para se inscrever num processo de aprendizagem, com o fim de lhe melhorar a eficácia”.

Sempre mantenha em mente também que existe uma diferença entre livro didático e livro paradidático. Cada um tem sua função específica dentro do processo de ensino-aprendizagem, mesmo sendo igualmente importantes para o contexto escolar. 

Conclusão 

O livro é aliado tanto do professor quanto do aluno, mas não deve ser o fator determinante nem do planejamento da escola nem do plano de aula do professor. Pelo contrário: o ideal é adaptar seu uso conforme a necessidade do currículo, da escola, da turma e de cada aula. 

Por fim, o livro didático ainda é muito importante na realidade da educação básica brasileira e sua função vai muito além do que servir apenas como instrumento de ensino, mas é também ferramenta fundamental na formação da cidadania dos estudantes. 

Para fazer um bom uso do livro didático, é fundamental que o professor se mantenha atualizado. Baixe gratuitamente a edição de 2019 do Caderno Pedagógico e confira alguns detalhes sobre as novidades trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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