O romance Éramos Seis, de Maria José Dupré, publicado pela primeira vez em 1943 e reeditado sucessivas vezes – tendo, inclusive, uma adaptação para novela televisiva – comprova a vitalidade de uma obra que continuar a propor questões que ajudam a iluminar criticamente a sociedade em que vivemos.
Centrado nas memórias de D. Lola, o romance reconstrói a convivência da narradora com seus quatro filhos e seu marido, em uma casa de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX, ao passo que momentos históricos e questões sociais vão permeando a narrativa.
Como auxílio na mediação da leitura dessa obra, é com esta disponibilizado um Material Digital do Professor, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações, com uma série de atividades e sugestões de abordagem.
Ao longo do Material, são feitas menções aos códigos alfanuméricos aos quais correspondem as habilidades e competências trabalhadas em cada momento. Vale ressaltar ainda que há uma seção de atividades que estão agrupadas com o intuito de promover a interdisciplinaridade, articulando o ensino da literatura com outros componentes.